Pergunta

Gostaria que me informassem como são ou estão as características atuais, as tendências , as oportunidades e as ameaças nos aspectos econômicos, social,político e tecnológico no setor de lanternagem e pintura automotiva.
preciso saber para um trabalho para a faculdade.

Será que poderiam me ajudar? Por favor!!!!

Muitíssimo obrigada,

Aguardo resposta,

Gecinete P. de Carvalho

Resposta

Prezada Gecinete,

Infelizmente os seus questionamentos não são muito o foco de nosso trabalho (nossa especialidade) e neste sentido talvez vamos te ajudar muito pouco. Se você navegar em nossa Homepage (pasta consultorias) irá perceber os assuntos mais abordados e o nosso maior foco. Ainda assim vejamos algumas considerações.

Existe uma Organização chamada de Cesvi Brasil (www.cesvibrasil.com.br) que trabalha muito com reparabilidade. A mesma foi criado pelas oito maiores seguradoras do país e parte de seu trabalho representa a medição de danos aos veículos posterior a teste crash, ou seja, após esta etapa verificasse as peças danificadas (custos) e na seqüência realizasse o reparo, observando o tempo e o mais importante os procedimentos a serem seguidos. Desta maneira você acaba encontrando os custos totais de reparo que é um dos importantes itens na formação de custos das apólices de seguros. Uma navegada no site desta Organização trará mais detalhes sobre os seus serviços e um melhor entendimento desta contribuição ao mercado. Existem publicações impressas da mesma onde apresentam novas técnicas de funilaria e pintura. Com certeza um material importante ao vosso trabalho.

Lanternagem e pintura automotiva:

Características atuais: não há como negar que os veículos evoluíram em muito neste dois aspectos. Existem fabricantes que já oferecem até 25 anos de garantia contra a chamada corrosão perfurativa. Perceba que corrosão perfurartiva representa aquela ferrugem que vem de dentro para fora, ou seja, a chapa de aço dos veículos é de tamanha qualidade e recebe tal tratamento que garante ao fabricante este diferencial oferecido aos seus Clientes. A grande maioria dos fabricantes mundiais está oferecendo este tipo de garantia para um período de 12 anos.

Lanternagem:

Ttambém observa-se muito os materiais utilizados capazes de absorverem determinados níveis de impactos, mais fáceis de realização de reparos. Basta observar os recentes lançamentos da industria local (novo Fiesta e novo Corsa). Ambos possuem suas lanternas traseiras numa posição acima do veículos. Além da maior segurança, pois garante uma melhor visibilidade, em caso de batidas traseiras o reparo será mais fácil e mais em conta, pois dificilmente estas lanternas sofrerão danos. Os pára-choques antes fabricados em aço, hoje são feitos de material plástico e compostos que suportam pequenas avarias e são facilmente reparados ou até trocados.

Tendências:

Os baixos custos de manutenção representam um dos grandes objetivos das montadoras. Neste sentido os reparos dos veículos são importantes na formação destes custos de pós-vendas. O peso do veículo é outro ponto importante a ser seguido. Quanto mais leve o veículo, mais economia de combustível e iremos perceber peças mais resistentes e mais leves na manufatura futura.

Oportunidades:

São inúmeras as oportunidades neste setor de lanternagem e pintura, pois estamos falando de um setor estritamente de serviços. Se existe algo que nunca irá acabar é a oportunidade futura do setor de serviços. Infelizmente reparar uma BMW será um pouco diferente de reparar um Fiat Uno, até porque os materiais utilizados são bastante distintos. Ainda assim haverá espaço para ambas as situações. Num mercado local onde 70% dos novos veículos fabricados possuem motor 1.0 com certeza as maiores oportunidades profissionais estão neste segmento de mercado, ou seja, não adianta investir em equipamentos, tecnologias, treinamentos para reparar os carros mais carros, pois não haverá serviços. Normalmente este tipo de veículos é reparado em oficinas credenciadas das marcas. Uma boa oficina multimarcas, trabalhando com os carros de entrada conseguirá um bom resultado.

Ameaças:

Não vejo muitas ameaças neste setor. O que percebo é que as recendas autorizadas das marcas estavam no mercado para vender veículos. Com a queda das margens de vendas as mesmas não conseguem mais sobreviver. Existe uma tendência, ou saída para que o Cliente retorne a mesma, ou seja, as revendas autorizadas passam a realizar mais serviços, com valores mais em contas e com uma estratégia futura de fidelizar o Cliente. Nitidamente as oficinas especializadas em funilaria e pintura, passam a partir de agora com uma maior concorrência das revendas autorizadas das marcas. Como o discurso da competência em se mexer num veículo da marca é muito forte e provável que potencial clientes destas oficinas multimarcas retornem as oficinas credenciadas para a realização de seus serviços.

Ainda assim existe espaço para todos, pois os custos fixos de uma grande oficina precisam ser depreciados, quando comparado com uma oficina de bairro. Ainda assim a qualificação técnica e profissional de ambas será o grande diferencial do mercado e o regulador do número de novos Clientes. Parte do trabalho da Cesvi Brasil é homologar tais oficinas particulares garantindo acesso as melhores práticas de mercado. Para as seguradoras em geral existe um grande interesse que os serviços de reparo sejam feitos com qualidade e num menor custo possível. De certa forma o sucesso destes reparos acabam diminuindo os custos das apólices, representando maiores oportunidades de vendas. No mercado de veículos somente 20% da frota atual de veículos possui seguro, ou seja, existem imensas oportunidades para a venda de novas apólices. Ainda assim os elevados custos representam a grande dificultador na venda destas.

Aspectos políticos:

Talvez você não tenha ouvido falar em inspeção veicular. As montadoras estão correndo atrás desta regulamentação, pois seria uma forma de vender novos veículos. É bem verdade que esta venda deve vir acompanhada de formas mais acessíveis ao financiamento (maiores prazos / menores juros) mas ainda assim representa uma saída para as montadoras, tentando diminuir a capacidade ociosa da industria local.

Posterior a introdução da inspeção veicular é bem provável que parte de nossa frota atual não seja mais permitida de rodar. Basta observar o estado geral de alguns veículos e perceber que estes não passarão nesta verificação e como conseqüência deixarão de rodar. O Governo acredita ainda na economia que isto irá trazer frente a diminuição de acidentes, bem como um menor índice de poluição ambiental. Ainda assim a medida é polêmica, pois nossa frota atual de veículos já ultrapassa os quinze anos de média, ou seja, muitos veículos seriam impedidos de rodar.

Para se implantar tal medida, no mínimo as condições da compra de um novo veículo teriam que estarem satisfeitas e infelizmente ainda não temos este cenário. Só como exemplo estima-se que 50% dos congestionamentos na cidade de São Paulo sejam decorrentes de problemas relacionados com veículos quebrados nas ruas. Quando colocamos os prejuízos destes (horas paradas, consumo de combustível, poluição ambiental, migração das Empresas para outras regiões, etc, etc) percebemos que algo precisa ser feito num curto espaço de tempo. Em países mais desenvolvidos, existem carros antigos rodando pelas ruas, mas com certeza estes atendem as premissas de segurança e dirigibilidade impostas pelos Órgãos reguladores. Num País onde os aspectos financeiros ainda estão longe do ideal este cenário é mais difícil de ser atingido. Ainda assim o Governo deve estar implementando o programa a partir de 2005.

Acredito que conseguimos passar algumas informações importantes a vossa pessoa.
Não deixe de obter mais informações no site do Cesvi Brasil.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Olá pessoal,

Desculpe a demora por responder o e-mail que vocês me enviaram, mas quero agradecer de coração as informações que me mandaram.

Foi uma ótima consultoria e me ajudou grandemente no trabalho da faculdade.

Foram realmente válidas as informações dadas e que me fez tirar ótima nota.

Muito obrigada. Conheci o site da automovel através do site Google.

Gecinete Pimente de Carvalho – Ibatiba/ES